Tuesday 14 April 2015

Au Pair em Cork - Será??

Ola pessoas, quanto tempo né!?
Mas estou de volta para falar de um assunto muito requisitado. Trabalho em Cork.
Este é o primeiro post de diversos que irei fazer referente a trabalho, então acompanhem!

Hoje irei falar a respeito do programa de Au Pair.
Eu fui Au Pair por 2 anos, todas minhas amigas foram Au pairs na Irlanda e sei bem como funciona todo o processo.

Antes de falar sobre a minha experiência e de como este processo é feito, quero compartilhar com vocês alguns pontos de extrema importância.
Diferente dos Estados Unidos, Holanda, França e Dinamarca que possuem o programa de Au Pair regulamentado pelo governo, a Irlanda ainda fica atras neste quesito.
Esta briga pela legalização do trabalho de Au PAir e regularização deste status vem desde quando vim a primeira vez para a Irlanda em 2008, e segue até hoje.
Quando você escolhe ser Au Pair na Irlanda, você deve vir como estudante, fazer todo o processo como todos estudantes que chegam na Irlanda e assim trabalhar com uma família.
Você não será registrada e pagar taxas, você não tera certos direitos como ocorrem nestes programas em outros países, tais como, cursos pagos, salario fixo pelo governo, direitos e deveres a serem cumpridos, etc.
Na IRlanda é mais o boca-a-boca com a família, e algumas vezes pode ter um contrato, mas irá depender mais de você aplicar este documento em sua negociação ou não.
Você pode sim trabalhar como Au Pair na Irlanda, mas você apenas não sera registrada como empregadora, entende?

Bom, com você sabendo disso, vamos a minha experiência.
O meu primeiro contato com o programa de Au Pair, foi em 2006, quando passei por todo o processo do programa de Au Pair nos Estados Unidos, foi um processo longo e interessante, completamente diferente do processo da Irlanda. Sei que muitas coisas mudaram no programa de Au Pair nos Estados Unidos hoje, mas a minha experiencia foi mediana, deduzo que seja pela falta de conhecimento pela lingua, pela minha idade (eu tinha apenas 20), e tambem pela familia que eu escolhi.
A falta de conhecimento na lingua me fez parar para pensar que realmente faz muita diferença, por que?
- Não soube explicar o tipo de local que eu gostaria de morar
- minhas reais experiencias com criança
- minhas expectativas sobre esta experiencia no exterior

Enfim, hoje eu vejo exatamente os pontos que eu errei quando fiz a minha primeira escolha, e fico contente por poder alertar muitas meninas durante este processo.

Bom, passei 8 meses nos Estados Unidos como Au Pair e retornei ao Brasil. Não me adaptei, FATO!
Foi um retorno dificil, nao aceitava muita coisa que via, mas não somente no meu cotidiano, mas problemas pessoais. Foi ai que um amigo meu, me ligou e disse, por que você não vem para a IRlanda?
Irlanda? onde fica este país?
Minhas pesquisas se tornaram incansaveis, não era como hoje que existem milhares de grupos, agencias, etc. O programa de intercâmbio na Irlanda era novo ainda.
Eu nunca tive vontade de vir para a Europa, primeiro porque eu não me interessava por historia, e segundo porque eu tinha tido uma experiencia em um país totalmente moderno como os Estados Unidos e era o que eu queria vivenciar novamente.

Apos muitas e muitas pesquisas eu decidi que viria para a IRlanda, e comecei a procurar por uma familia.
Entrei em contatos com mais de 50 familias, até que eu tinha que me decidir entre 3, onde optei pela familia de Wicklow e eles ainda pagaram o meu curso de estudos em Bray.
Esta prática não é comum, ainda mais nos dias de hoje, mas foi assim que cheguei na Irlanda a primeira vez. 07/04/2008, exatos 7 anos atras!!
Tive uma otima experiencia como Au Pair por 2 anos, e depois disso ainda fiz amizades que levo até hoje.

Algo que quero passar da minha experiencia é que, procurem, pesquisem, conversem, não faça nada por impulso neste processo, pois será de grande diferença no futuro! :)
Eu não tinha ninguem para me auxiliar e dizer, ta certo, ta errado, mas passei eheheh!!

Antes de você pensar na possibilidade de ser Au Pair, pense nos seguintes pontos:
- Eu gosto de criança?
- Qual tipo de familia eu gostaria de viver? familias religiosas? vegetarianas? grande ou pequena?
- Estou pronta para uma nova cultura e esta total imersão? (vocÊ irá comer coisas diferentes todos os dias, clima frio, outra lingua)
- Como seria viver dentro da casa de outras pessoas?
- Como seria morar no meu proprio trabalho?
- Quantas crianças eu estaria apta a cuidar?
- Que tipo de cidade eu prefiro viver? cidade grande, pequena? este ponto é muito importante na adaptação.

Estes pontos acima, fazem muita diferença neste processo, uma vez que devido a ansiedade do momento, acabamos esquecendo de ver o que realmente queremos para nós, onde seria o mais importante. Afinal você esta deixando tudo para tras e deve ser levado em consideração o seu bem estar.

Pensou? decidiu? agora vamos para as proximas partes.

Quando você decide ser Au Pair de verdade, a primeira coisa, é ler e ler muito.
Conversar com meninas que vivenciaram esta experiência, muitas terão experiencias negativas, sabe por que ? pelo fato de não ter levado em consideração os pontos que eu citei acima, então fique atenta.
Existem sim familias ruins, mas existem familias maravilhosas e que estarão com você para o que der e vier.

Como procurar uma familia?
- Internet
Será a sua principal ferramenta neste processo. Os principais sites são:
Estes sites acima são para que você procure sozinha as familias, e não possuem custo (apenas se você preferir assinar o site) mas caso você prefira utilizar serviço de agencias, que irão ter um custo neste processo, as mais utilizadas são:
Algo muito importante, são as referências. Assim como muitas familias procuram por referências antes de contratar você, você também DEVE solicitar referencias destas familias. Como?
- Conversando com meninas que ja trabalharam com estas familias, importantissimo.
Alem disso, no Facebook, hoje em dia encontramos milhares de grupos de Au Pair, então, leiam, conversem, pesquisem. Isto é muito importante.
Alguns grupos que recomendo são:
  • Au Pair in Cork: https://www.facebook.com/pages/Au-pair-in-Cork-Ireland/177985575600434
  • https://www.facebook.com/groups/aupairirelandlili
  • https://www.facebook.com/aupair.dublin
  • https://www.facebook.com/aupair.nointerior
  • https://www.facebook.com/aupair.rightsireland
  • https://www.facebook.com/aupairsireland11
Este link abaixo é muito importante para referencias, afinal são meninas que lutam para a regulamentação deste programa na Irlanda e auxiliam muito.
  • https://www.facebook.com/groups/blacklistaupairfamilies
Agora que vocÊs ja sabem onde e como procurar, os proximos passos seriam:

MENINAS QUE BUSCAM EMPREGO ANTES DE VIAJAR
- Encontrar a familia
- adquirir o curso de ingles
- receber a documentação da escola
- solicitar uma carta de acomodação com os dados do endereço da familia para comprovar o endereço que você estará em sua chegada.
- comprar passagem 
- viajar

MENINAS QUE PROCURAM EMPREGO APÓS ESTANDO NA IRLANDA
- adquirir o curso de ingles
- receber a documentação da escola
- adquirir acomodação por no minimo 4 semanas
- comprar passagem 
- viajar
- Encontrar a familia
(para este caso eu recomendo vocês ja começarem a procurar antes de embarcar para ja iniciar um contato com familias da cidade que você estará vindo)

Muitas meninas não sabem, mas em Cork a procura por Au Pair é muito grande.
Muitas familias estão em busca de uma Au Pair para seus filhos mas como a demanda é bem menor de estudantes em Cork, acaba que sobra trabalho.

SALARIO:
Au Pair Live in: Quando a Au Pair mora com a familia, o salario varia de 80 a 200 euros por semana, dependendo do numero de crianças e carga horaria
O salário é menor por você não ter custos com moradia, alimentação e contas mensais. Provavelmente o seu unico custo seria de transporte para a escola.

Au Pair Live out: Quando a Au Pair mora fora da casa da familia, o salario varia de 150 a 400 euros por semana, dependendo do numero de crianças e carga horaria.
Neste caso a Au Pair tem custos com moradia, alimentação e contas mensais, em muitos casos a familia paga o transporte diario e as refeições durante o seu trabalho estão inclusas.

DIREITOS:
Toda au Pair tem o direito de saber com antecedencia as expectativas que a familia tem pelo seu trabalho.
Você tem direito a horas extras caso necessarias (no caso babysitting)
Estudar (lembre-se de conversar a respeito do seu curso com a familia)
2 dias de folga por semana podendo ser no final de semana ou nao

DEVERES:
Cuidar das crianças como se fossem suas, pois além de você ser imigrante em um outro país que não sabemos 100% nossos direitos, você está cuidando do filho de outras pessoas, que confiam em você e estão entregando o bem mais precioso deles em suas mãos.
Você deve conversar antes para saber como é a rotina e expectativas da familia!!

Tenham tudo sempre muito esclarecido e de preferencia em contrato. - Exemplo 
O contrato será a forma de você se proteger caso algo fuja do esperado! :)

Algo que devo confessar a vocês, o programa de Au Pair me ofereceu vivenciar uma experiencia que jamais esperei. Conheci pessoas do mundo todo, tive a chance de realmente conhecer a cultura Irlandesa e me encantei.
Se eu pudesse voltar no tempo, eu faria tudo de novo, apenas um pouco mais consciente, afinal não tinha ninguem para contar estas coisas que eu contem para vocês, mas eu faria sem duvidas.
É uma experiencia valida e que deve ser vivenciada! :)

Fique a vontade para me questionar o que precisar para este processo!!!

Boa sorte em suas escolhas e espero recebe-la em Cork e saber melhor sobre a sua experiência.

Abraços e até a próxima!

1 comment:

  1. Oi Natalie, tudo bem ? Queria agradecer pelo post, vc tirou tds as minhas dúvidas. Tenho 20 anos e estarei embarcando nessa aventura em fevereiro, estou morrendo de medo hahaah

    ReplyDelete